quarta-feira, 10 de março de 2010

Os Mineiros entram em cena


Nos anos 70 foi marcado por uma emergência de expressões culturais, no caso da música, deslocados do eixo Rio-São Paulo como o Clube da Esquina. Nascido na esquina das ruas Paraisópolis e Divinópolis, do bairro de Santa Teresa, cidade de Belo Horizonte. Os amigos Milton Nascimento, Wagner Tiso, Lô e Mário Borges, Beto Guedes, Fernando Brant, Toninho Horta, Nivaldo Ornelas, Helvios Vilela, se reuniam para tocar, compor cantar e trocar experiências musicais, surgindo destas reuniões o movimento musical chamado Clube da Esquina, no ano de 1970. Com influência de Beatles e do rock progressivo, externaram uma musicalidade regionalista, com grande qualidade harmônica, travaram diálogos com o chamado rock rural, representado principalmente pelos músicos; Sá, Rodrix e Guarabyra, provenientes do Rio de Janeiro.

Estes músicos tornaram- se um grande grupo, visto que compunham, tocavam, gravavam, juntos ou em parcerias, realizando shows. Essas trocas de experiências culminaram no disco Clube da Esquina, lançado em 1972. Em 1978, foi lançado o LP Clube da Esquina 2. Os integrantes do Clube da Esquina desenvolveram carreiras individuais de sucesso, atuando como cantores, instrumentistas, arranjadores e compositores.
O clube da Esquina teve sua participação na vida política do país como observamos no depoimento de Aloísio de Paula, o Juninho integrante do Clube: “Eu acho que o disco (Clube da Esquina 1) é um momento, o clímax de um sentimento. Ou seja, é uma expressão do que acontecia no mundo, que estava acontecendo politicamente, em que o Governo Militar estava matando, oprimindo, estava tolhendo a voz, acabando com a liberdade de expressão. A gente tinha 18, vinte e poucos anos, a gente tinha esse impulso natural de querer ter voz, querer ser um indivíduo”. O Clube da Esquina se constituiu na célula-mãe de todo um processo de resistência. Eles estavam vivendo aquela experiência de ser uma juventude rebelde, oprimida pelas condições imposta pelo autoritarismo do regime militar, vigente.
Neste clima de opressão e violência, os mineiros do Clube, se mostraram ao cenário musical brasileiro, conquistando e encantando-o.

Nenhum comentário:

Postar um comentário